VENDAS E MARKETING

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MODELOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Uma das aplicações é a análise de variáveis externas (dólar, commodities, inflação) no custo do produto para definir e propor reajuste de preço para clientes. Este impacto é estratificado de acordo com características do produto, por exemplo, considerando percentuais diferentes de incremento de acordo com o uso de aço na estrutura de custo. A aplicação de reajustes de acordo com média de impacto, prejudicam a competitividade de determinadas linhas.
Em licitações ou cotações, podemos avaliar a probabilidade de sucesso da venda de acordo com as características técnicas e comerciais ofertadas. Esta análise é realizada com o histórico da empresa no fechamento de propostas.

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PREVISÕES COM SÉRIES TEMPORAIS

A principal aplicação de séries temporais é definir as projeções de vendas. A correlação de variáveis como dólar, preço de commodities, índices macroeconômicos, como, PIB, IPCA, IGPM, Construção Civil, Produção Industrial, ajustam o modelo.
Previsões estatísticas abaixo da expectativa da empresa podem ser o gatilho para reavaliar o modelo de operação e produtos ofertados para elaborar planos de ação.

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INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

Analisar os movimentos dos concorrentes precisa ser estruturado. Os relatórios de divulgação de resultados das empresas, são analisados superficialmente pelas equipes e as informações apresentadas de maneira seletiva. A consultoria pode ser a alternativa isenta para trazer a realidade dos fatos. Uma distorção que pode ser corrigida com a integração da análise competitiva no processo, é mapear qual concorrente perde participação de mercado com os crescimentos considerados.

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PESQUISAS DE MERCADO

A etapa mais importante da pesquisa de mercado é o planejamento. Perguntar de maneira aleatória ajuda apenas a ter percepções e não fatos e dados para tomada de decisão. Um dos pontos trabalhados nestes planejamentos, é entender o que pode ser feito/ implantado de acordo com as respostas. A técnica de ranking de atributos ajuda em priorizações. Identificar quais variáveis são importantes no produto/serviço no processo de decisão do cliente, direciona ações de vendas e marketing mais assertivas.

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ESTRUTURAÇÃO DE PROCESSOS E EFICIÊNCIA OPERACIONAL

Uma série de processos são iniciados ou finalizados em vendas. Um exemplo é o processo de Previsão de Vendas integrado ao Planejamento de Produção (S&OP). As definições deste processo trazem ganhos significativos no prazo de entrega para o cliente e na gestão de estoques.
Os mapeamentos utilizam técnicas de Six Sigma para identificar a causa raiz, por exemplo, para aumentar indicadores financeiros ou reduzir tempo total do processo.

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COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Sugestão apresentada para o processo de Gestão Empresarial.

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METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

A visão do mercado inicia com a análise das equipes de vendas e marketing da empresa, portanto, o mapeamento dos novos produtos também precisam ser formalizados para as equipes de desenvolvimento. Implantar milestones ou stage-gates para analisar o cumprimento de todos os indicadores do projeto, evitam lançamentos de produtos que não cumprem as expectativas de mercado. A metodologia de desenvolvimento proposta utiliza técnicas de DFSS (Design for Six Sigma) eliminando a subjetividade das análises comerciais e acelerando o desenvolvimento técnico.

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GESTÃO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS

Trabalhar com vários projetos em paralelo cria uma falsa ilusão de eficiência. Definir os critérios de seleção e priorização, reduzem os atrasos dos projetos. A integração da gestão de portfólio com comitês, cria governança sobre os projetos. A área comercial é a beneficiada neste processo garantindo os projetos mais lucrativos no prazo planejado.

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GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Alguns projetos liderados por vendas, requerem conhecimentos de gestão de projetos. Workshops de curta duração (~2dias) podem ser realizados com os principais projetos selecionados para os líderes. Neste tipo de evento, além do aprendizado das técnicas, os projetos já saem planejados.

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CONSULTORIA SIX SIGMA

Os principais trabalhos desenvolvidos em Vendas e Marketing estão relacionados a aumento de receita e lucratividade. Uma característica muito forte das áreas comerciais é utilizar o instinto/ percepção nas tomadas de decisões. Com o Six Sigma confrontamos se essas percepções se comprovam na prática. Inúmeras vezes temos resultados surpreendentes, mostrando que o esforço/ ações geradas não estavam direcionadas para o local correto.

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